domingo, 14 de julho de 2024
Euro 5.9241 Dólar 5.4292

GIGANTE CHINÊS VAI MONTAR FÁBRICA DE PROCESSAMENTO DE LÍTIO NA BAHIA, NUM COMPLEXO INDUSTRIAL COM VÁRIAS UNIDADES

Redação - 31/10/2022 16:49 - Atualizado 31/10/2022

 A BYD, um gigante empresarial chinês, que atua em várias áreas e é o maior fabricante de carros elétricos da China, vai instalar na Bahia uma fábrica de processamento de lítio e ferro fosfato para produzir baterias. 

Esse tipo de bateria é fundamental para os carros elétricos e, segundo protocolo de intenções, assinado com o governo do Estado, está fábrica estará pronta em 2024.

Na verdade, o acordo fala da montagem de um complexo industrial, que além da unidade processadora de lítio, teria três linhas de montagem de ônibus, caminhões e automóveis. Os veículos fabricados na Bahia seriam híbridos ou elétricos. O protocolo não diz se os carros seriam fabricados na Bahia ou simplesmente montados com peças importadas da China.

A BYD já tem uma fábrica em Campinas onde são montados ônibus e caminhões elétricos e produz chassis de ônibus 100% elétricos em desde 2015, com bancos de baterias importados

A BYD tem muitos negócios na Bahia  e é responsável  pela construção e operação do VLT do Subúrbio, o novo sistema de transporte sobre monotrilho que ligará a região do Comércio, em Salvador, até a ilha de São João, no município de Simões Filho, possuindo com o Estado um contrato  de R$ 1,5 bilhão.

A empresa irá investir R$ 3 bilhões e receberá  incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, mas, segundo a empresa, o protocolo foi assinado, mas ainda há pendências para efetivar o negócio.

Nas negociações está na mesa a possibilidade da BYD usar os terminais que eram utilizados pela Ford no Porto de Aratu para exportações de produtos. 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.