A BYD, um gigante empresarial chinês, que atua em várias áreas e é o maior fabricante de carros elétricos da China, vai instalar na Bahia uma fábrica de processamento de lítio e ferro fosfato para produzir baterias.
Esse tipo de bateria é fundamental para os carros elétricos e, segundo protocolo de intenções, assinado com o governo do Estado, está fábrica estará pronta em 2024.
Na verdade, o acordo fala da montagem de um complexo industrial, que além da unidade processadora de lítio, teria três linhas de montagem de ônibus, caminhões e automóveis. Os veículos fabricados na Bahia seriam híbridos ou elétricos. O protocolo não diz se os carros seriam fabricados na Bahia ou simplesmente montados com peças importadas da China.
A BYD já tem uma fábrica em Campinas onde são montados ônibus e caminhões elétricos e produz chassis de ônibus 100% elétricos em desde 2015, com bancos de baterias importados
A BYD tem muitos negócios na Bahia e é responsável pela construção e operação do VLT do Subúrbio, o novo sistema de transporte sobre monotrilho que ligará a região do Comércio, em Salvador, até a ilha de São João, no município de Simões Filho, possuindo com o Estado um contrato de R$ 1,5 bilhão.
A empresa irá investir R$ 3 bilhões e receberá incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, mas, segundo a empresa, o protocolo foi assinado, mas ainda há pendências para efetivar o negócio.
Nas negociações está na mesa a possibilidade da BYD usar os terminais que eram utilizados pela Ford no Porto de Aratu para exportações de produtos.