Milhares de brasileiros voltaram às urnas e já encontram longas filas neste domingo em Portugal, para votarem no segundo turno das eleições presidenciais. Somente na capital portuguesa, 45.273 cidadãos estão aptos a votar em Lisboa, um aumento de mais de 113% em relação a 2018.
Nas redes sociais, eleitores compartilharam imagens de grande número de pessoas, mas até o momento, não houve registros de tumultos. As filas começaram a se formar até duas horas antes da votação ter início. Nas redes sociais, eleitores registraram grande número de pessoas, mas até o momento, não houve registros de tumultos durante as primeiras horas da manhã.
Uma brasileira, pelo Twitter, relata que apesar do grande fluxo, o andamento da fila está “rápido”. Outro brasileiro disse que a “fila para votar em Lisboa está quase três vezes maior do que estava nessa mesma hora no primeiro turno!” As imagens mostram o registro de eleitores concentrados em frente ao local único de votação na capital portuguesa, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Lisboa é, individualmente, o maior colégio eleitoral no exterior, com cerca de 45 mil votantes. Porto, o 6º, tem aproximadamente 30 mil e Faro soma 5,5 mil. Brasileiros definirão quem será o presidente da República pelos próximos quatro anos: Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, ou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que governou o país entre 2003 e 2010.