segunda, 20 de maio de 2024
Euro 5.5693 Dólar 5.129

BRASILEIROS ENFRENTAM LONGAS FILAS NA EUROPA

Redação - 30/10/2022 14:22 - Atualizado 30/10/2022

Na França, as primeiras horas de votação foram de grande movimentação de brasileiros. Em Paris, o único colégio eleitoral da capital francesa tem 22.629 pessoas aptas a exercer seu direito.

De acordo com relatos de eleitores que estão no local, as esperas estão chegando a três horas, mas não gerando desistências.

A cena é bem parecida com os registros no primeiro turno, quando a fila de eleitores superou a marca de 2 horas de espera em algumas das sessões. Até o momento, não há registros de tumultos. As imagens, obtidas pelo GLOBO, mostram diversas pessoas nas ruas da cidade cantando e dançando. Misturados entre bandeiras do Brasil, de estados do Nordeste e vermelhas, eleitores entoam músicas contra o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e a favor do postulante do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

Na Alemanha, alguns eleitores registraram filas em Berlim. Na capital alemã pela manhã, apesar das filas maiores do que no primeiro turno, o tempo de espera foi menor devido à melhor organização. Há ainda registros de longas filas em Roma, na Itália. Em Milão, décimo maior colégio eleitoral do Brasil no exterior, quem foi votar enfrentou uma longa espera, ainda que as filas estivessem menores do que as do primeiro turno. Desde o primeiro turno, os eleitores que moram no Norte da Itália têm um colégio como opção para votar.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais por uma brasileira mostra a aglomeração que se formou em Zurique, na Suíça, durante a votação. Às 8h20, ela afirmou que levaria “4h no mínimo” para conseguir votar, embora também tenha dito que estava “mais organizado” que no 1º turno. Londres abriu as urnas às 5h (de Brasília). Por lá, as filas andam rápido pelo West London College, onde ocorre a votação.

Foto: Maraísa Santos

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.