Os índices de confiança do Comércio (Icom) e dos Serviços (ICS) caíram em outubro 3,8 pontos e 2,6 pontos, respectivamente.
A atualização dos dois indicadores foi divulgada nesta sexta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre). O primeiro passou de 101,8 para 98 pontos. Na média móvel trimestral, a confiança do comércio subiu 1 ponto.
A queda no comparativo mensal ocorreu tanto na percepção sobre o momento presente quanto com as expectativas para os próximos meses. “Chama a atenção a percepção dos empresários de piora no volume de demanda atual, sugerindo certa desaceleração no ritmo de vendas do setor”, observa o economista do FGV Ibre, Rodolpho Tobler. A queda da confiança em outubro foi disseminada nos seis principais segmentos do setor.
Nos serviços, o ICS caiu para 99,1 pontos, menor nível desde junho (98,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice também recuou (0,6 ponto). “O setor parece começar a dar sinais de desaceleração, projetando uma redução de demanda nos próximos meses principalmente nos serviços profissionais e de informação e comunicação, e na tendência futura dos negócios”, acrescenta Tobler.
Foto: Reprodução Fecomércio-BA