domingo, 14 de julho de 2024
Euro 5.9574 Dólar 5.4654

FLIPELÔ 2022: ESCRITOR ANGOLANO LANÇA “ROMANCE MUSICAL”

Redação - 25/10/2022 09:20 - Atualizado 25/10/2022

O escritor angolano Kalaf Epalanga divide a mesa “Também os Brancos Sabem Dançar” com o baiano Quito Ribeiro, no dia 03 de novembro, às 19h, no Teatro Sesc-Senac no Pelourinho na FLIPELÔ 2022. A mediação será do jornalista e crítico literário carioca Rodrigo Casarin. A mesa leva o nome do romance de Kalaf Epalanga “Também os Brancos Sabem Dançar: um Romance Musical”, considerado pela crítica internacional “uma das mais vigorosas reflexões contemporâneas sobre identidade”.

A história – Um músico e escritor angolano chega de trem à fronteira entre Suécia e Noruega. Juntamente com sua banda, ele pretende se apresentar em Oslo. Sem um passaporte válido para mostrar, vivendo num limbo entre as cidadanias angolana e portuguesa desde que escapou da guerra em seu país para poder tocar a vida em Lisboa, ele é detido por tentativa de imigração ilegal e conduzido à delegacia para averiguação. Aflito com a precariedade de sua situação e ansioso para conseguir chegar a tempo para o concerto, começa a se perguntar: como explicar que ele é apenas um pacato artista angolano?

O autor – O músico e escritor Kalaf Epalanga Alfredo Ângelo nasceu em 1987, na cidade de Benguela, em Angola. Ao fugir da Guerra Civil de seu país, mudou-se aos 17 anos para Lisboa, onde desde então vive em alternância com Berlim. Kalaf Epalanga é também autor da coletânea de crônicas (divididas em duas partes): Estórias de Amor para Meninos de Cor (2011) e O Angolano que Comprou Lisboa (2014).

FLIPELÔ 2022

A FLIPELÔ 2022 vai acontecer de 1 a 6 de novembro, com atividades 100% gratuitas, que se estendem pelo Centro Histórico de Salvador. O evento vai celebrar o legado deixado por Jorge Amado, através de seus personagens – criaturas que traduzem a imagem do povo, da cultura e da diversidade da Bahia marcada no imaginário de todos e que fazem com que o leitor se identifique como protagonista das suas histórias. A programação completa está disponível no site: www.flipelo.org.br.

A FLIPELÔ 2022 é apresentada pelo Ministério do Turismo, pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Instituto CCR, realizado na região da CCR Metrô Bahia, com patrocínio da Prefeitura de Salvador e do Governo da Bahia. O evento é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc e uma produção da Sole Produções. 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.