terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.8332 Dólar 5.4426

NEOJIBA DE LAURO DE FREITAS COMEMORA O ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS DO PROGRAMA 

Redação - 24/10/2022 09:54 - Atualizado 24/10/2022

Uma peça de Beethoven com releitura em ritmo de samba, outra composição de Bach e dois solistas no violino, dessa forma grandiosa a orquestra do Núcleo Neojiba de Lauro de Freitas tocou completa, com todos os naipes, pela primeira vez, neste domingo (23), no festival de aniversário para comemorar os 15 anos do programa. A apresentação aconteceu no palco principal no Parque do Queimado, na Liberdade, montado especialmente para o evento, que contou com quatro dias de vasta programação com jogos musicais, exposição fotográfica e feira gastronômica. 

Cordas, madeiras, metais e percussão embalaram a festa e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, foi conferir de perto a apresentação dos jovens. Ela aproveitou a oportunidade para parabenizar os pais dos alunos e a equipe do Neojiba pela organização e emprenho. “Esse momento é uma honra para mim. Com apenas cinco meses de inserção estamos contemplando os meninos e meninas de Lauro de Freitas dando um espetáculo. O Neojiba é muito importante, a grande maioria são crianças de escolas públicas, que precisam ter esse suporte e encontram aqui essa possibilidade”, disse.

Encantados, os pais aplaudiam os pequenos da plateia. Como fez Aline de Jesus, que é mãe de dois alunos, Samuel e Daniel de Jesus. Ela conta que desde que os meninos iniciaram na orquestra saíram da frente das telas do computador e celulares e passaram a estudar mais sobre música e composição. “A Neojiba foi um divisor de águas dentro de casa. Hoje às crianças, praticamente, não se interessam mais por celular, eles trazem o instrumento e completam o treino em casa”, contou. 

O maestro e idealizador do Neojiba, Ricardo Castro, parabenizou o empenho dos alunos de Lauro de Freitas. “Me sinto muito orgulhoso por esse trabalho. Temos um privilégio de ter um espaço de qualidade lá nas Aldeias Infantis SOS, com jovens empenhados e dando esse resultado maravilhoso. Tenho certeza que teremos muita história pela frente”, falou com sentimento semelhante ao de Alexandre Guimarães, coordenador do Núcleo. “O desafio de fazer uma orquestra nascer é tão bonito, isso é um estímulo a mais para nós. Esse grupo tem cinco meses juntos e já dão esse show”, frisou.

Ainda há vagas

Para quem ama a música e quer participar do Neojiba, em Lauro de Freitas ainda há vagas. Os interessados, crianças ou adolescentes, podem se inscrever na sede do programa no município localizado na Avenida Amarílio Tiago dos Santos. O local oferece atividades como iniciação musical, orquestra e aulas de canto e coral. 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.