A doação de sangue de uma única pessoa pode salvar até quatro vidas. As bolsas são de extrema importância para circunstâncias emergenciais, além de cirurgias eletivas e tratamento de lesões graves. Assim, manter o estoque estável para todos os tipos é essencial para garantir atendimento pleno.
Apesar disso, até ontem (19) os tipos de sangue O+, O- e B+ estavam em estoque crítico na instituição, que tem pontos de atendimento em Salvador e outras 19 cidades do interior. O tipo que causa mais preocupação é o O-, considerado doador universal.
Os feriados de outubro tornaram a situação ainda mais crítica. No dia 12 (quarta), apenas 17 bolsas de sangue foram coletadas pelo Hemoba, sendo o ideal 120 bolsas diariamente.
O Hemoba trabalha no estímulo à doação voluntária e regular, para atender as necessidades do sistema de saúde da Bahia. “Se sensibilizem, e façam a diferença. Vamos evitar que cirurgias eletivas de média e alta complexidade sejam canceladas devido à falta de sangue”, pediu a assistente social Margareth Mascarenhas.
O atendimento da unidade central do Hemoba, localizada na Ladeira do HGE, Vasco da Gama, ocorre das 07h30 às 18h em dias úteis, e das 07h às 12h30 aos sábados. Para quem estiver fora de Salvador, os horários de cada ponto de coleta podem ser conferidos no site oficial da instituição.
Foto: Portal Bueno