terça, 21 de maio de 2024
Euro 5.5619 Dólar 5.1244

DIA DO PROFISSIONAL DE TI: CONFIRA OPORTUNIDADES

Redação - 20/10/2022 10:00 - Atualizado 20/10/2022

Dizer que a vida moderna está ligada à tecnologia é chover no molhado. Nosso cotidiano está cada vez mais facilitado pelas possibilidades que ela traz: grande parte dos negócios está se digitalizando, as comunicações estão cada vez mais rápidas e instantâneas, muitos hábitos e costumes mudaram e essa marcha do progresso não parece estar perto de parar.

O avanço tecnológico já vem sendo sentido há um bom tempo, mas a pandemia de Covid-19 acelerou o processo, impactando positivamente as oportunidades de carreira de quem atua na área. Para se ter ideia, um estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo LinkedIn apontou crescimento de 60% nas contratações do setor, em comparação com a época pré pandêmica.

HÁ VAGAS, FALTAM PROFISSIONAIS

Segundo estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o Brasil possui atualmente cerca de 1,5 milhão de profissionais atuando na área. Estimativas apontam que o mercado cria cerca de 70 mil vagas por ano até 2024, mas apenas cerca de 46 mil novos são formados e entram no mercado por ano.

A área de TI tem muitas possibilidades e aspectos. Como para alguns cargos não existe formação específica, é muito comum que pessoas de outras áreas mudem de carreira agregando conhecimentos da antiga profissão, e a soma de experiências, cursos e formações complementares são bem-vindos.

“A área de TI é indiscutivelmente uma das que mais cresce e oferece excelentes oportunidades para quem se dedica e se especializa. Como o avanço tecnológico traz novidades a cada dia, buscar novos cursos e diferenciais torna o profissional competitivo para pleitear cargos mais altos, com ótimos salários. O curso de Ciências da Computação contribui para a formação de profissionais que poderão ocupar diversos cargos promissores no setor de Tecnologia da Informação. Além disso, há a possibilidade de trabalhar home office e ganhar em dólar, atuando em grandes multinacionais, o que atrai cada vez mais interessados”, diz Flávio José de Oliveira, professor do curso de Ciências da Computação da Faculdade Pitágoras.

A seguir, especialista elenca cargos promissores na área:

Desenvolvimento de Softwares: nessa área, o profissional desenvolvedor é responsável por criar ferramentas e programas que usamos diariamente em computadores e dispositivos móveis. É possível atuar no front-end (interface visual de interação com o usuário), back-end (atua na “retaguarda”, naquilo que o usuário final não vê, como exemplo os bancos de dados).

Cientista de Dados: esse profissional precisa ter competências e habilidades técnicas para resolver problemas complexos. Com a tarefa de analisar uma enorme quantidade de dados, cruzando números para criar estatísticas e cenários que resolvam problemas, nas mais diversas áreas e corporações, é a profissão da geração do futuro.

Analista de Business Intelligence: esse profissional é responsável por apoiar empresas nas melhores tomadas de decisão, pois analisa e apresenta dados que gerem novas possibilidades de negócios, seja reduzindo custos de empresas, seja identificando e criando produtos a partir do cruzamento de números ou contextos do mercado.

Segurança da Informação: o profissional que atua nessa área é responsável por garantir a segurança, confiabilidade e proteção dos dados e informações de sistemas e empresas, evitando fraudes, vazamentos e espionagem. Infraestrutura: esse profissional atua para manter funcionando as estruturas físicas de tecnologia das empresas e organizações, como por exemplo computadores e servidores.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.