Com um desafio inédito de 16 km entre Itaparica e Mutá, município de Jaguaripe, na Bahia, a UltraMaratour é realizada neste sábado (22), e contará com cerca de 30 atletas.
Esta será a primeira ultramaratona do circuito Maratour, que tem 11 anos de história. A largada será em Itaparica, às 7h30. Nesta terça-feira, 18, foi realizado o Congresso Técnico no Salvador Shopping, quando foram apresentadas as informações técnicas da prova e realizado a entrega dos kits.
Organizador do evento, Bruno Riella conta que, com o término da tradicional travessia Mar Grande – Salvador começou a buscar outro destino. Por já conhecer Mutá, e inclusive já ter feito o percurso com um amigo, teve a ideia de transformar em competição.
“O mais interessante é que a região é livre de embarcações, ferry-boat, navios, é totalmente protegido e pouco explorado. Fiz essa travessia no ano passado com um amigo”, contou.
Ele pontuou que no Maratour já foram realizadas mais de 30 etapas nestes 11 anos.
“Neste ano é a primeira vez que vamos fazer a UltraMaratour. Provas a partir de 15km já não são maratonas aquáticas, já são consideradas ultramaratonas aquáticas”, explica.
Bisneto de Arlindo Guimarães, primeiro homem a fazer a travessia Mar Grande – Salvador em 1953, Bruno conta que é apaixonado por maratona aquática e natação. “Além de organizador, também sou atleta e já fiz 11 vezes a travessia Mar Grande – Salvador”.
Foto: Divulgação