Saturday, 19 de April de 2025
Euro Dólar

MONITOR DO PIB REGISTRA RETRAÇÃO DE 0,8% EM AGOSTO, DIZ FGV

Redação - 19/10/2022 13:08 - Atualizado 19/10/2022

A atividade econômica brasileira teve retração de 0,8% em agosto, segundo o Monitor do PIB, medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre).

O indicador – considerado uma das prévias do índice oficial PIB, do IBGE – apontou crescimento de 3,7% (na comparação interanual) e 3,3% no trimestre móvel encerrado em agosto.

Segundo Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB, a retração mensal de agosto está associada aos desempenhos na indústria e nos serviços. “Houve recuos na maior parte das atividades que compõem estes dois setores. Pela ótica da demanda, o destaque é a queda do consumo das famílias em agosto, na comparação com julho”. A Formação Bruta de Capital Fixo teve expansão de 0,7% em agosto comparado a julho, de 5% frente ao mesmo mês de 2021 e de 2,3% no trimestre móvel. A taxa de investimento em agosto de 2022 ficou em 20%.

A pesquisadora do FGV Ibre alerta que, em razão do peso do consumo na atividade econômica brasileira em 2022, o declínio de agosto “sinaliza provável dificuldade de manutenção do crescimento na economia na segunda metade do ano”. O consumo reprimido já havia sido indicado em edições anteriores do Monitor do PIB, sobretudo por causa dos juros maiores. Em valores, o indicador calcula o PIB nos oito primeiros meses do ano em R$ 6,3 trilhões. As exportações cresceram 0,6% em agosto. Já as compras do interior diminuíram 0,3%.

Foto: Reprodução Fecomércio-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.