Segundo reportagem do jornal o Globo, existem seis parlamentares do PT na lista do orçamento secreto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que tem uma lista de 13 parlamentares do PT contemplados com recursos do orçamento secreto, apenas três deputados e três senadores do partido declaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) ter indicado verbas das chamadas emenda de relator.
A declaração do titular do Palácio do Planalto foi dada durante o debate da Band, na noite deste domingo. – Eu tenho aqui uma lista preliminar (de) 13 deputados do PT que receberam recursos desse tal orçamento secreto – declarou Bolsonaro. – Eu jamais daria dinheiro para essa turma toda aqui se não tivesse votado comigo, né? – acrescentou o presidente, na noite deste domingo.
O orçamento secreto é um instrumento criado durante o atual governo por meio do qual parlamentares indicavam recursos da União para regiões de seu interesse sem serem identificados. No final do ano passado, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, hoje presidente da Corte, determinou que o Congresso apresentasse os nomes de todos os agraciados. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), compilou as informações prestadas pelos parlamentares e as enviou ao tribunal. Como os dados disponíveis no STF foram passados pelos próprios deputados e senadores, não é possível saber com precisão quantos políticos omitiram recursos que indicaram.
Foto: divulgação