O cruzeiro de expedição National Geographic Explorer atracou, no sábado (15), no porto de Salvador, com 131 estrangeiros a bordo, a maioria dos Estados Unidos. A chegada da embarcação marcou a abertura da temporada baiana de cruzeiros 2022/2023.
O navio partiu de Trinidad e Tobago, no mar do Caribe, para pesquisas científicas na Antártica, com escalas no litoral brasileiro e já passou por Belém, Recife, Fortaleza e Ilhéus.
A chegada dos passageiros à capital baiana foi marcada por uma equipe da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), ao som de tambores do bloco afro Muzenza e com a participação de baianas típicas. Os visitantes ganharam fitinhas do Senhor do Bonfim e ensaiaram alguns passos de samba reggae. Eles vieram fazer pesquisas sobre a biodiversidade da Baía de Todos-os-Santos e da Costa dos Coqueiros, além de conhecer os atrativos dessas zonas turísticas.
“Para mim está sendo uma boa surpresa na chegada. Tenho muita expectativa em conhecer as riquezas naturais, a cultura, música e arquitetura colonial da Bahia”, relatou a professora americana Nancy DeVaux, pela primeira vez na capital baiana.
O líder da expedição, o equatoriano Lucho Verdesoto, já veio outras vezes a Salvador e tem admiração pelo patrimônio histórico da cidade.”O Pelourinho me encanta. É muito prazeroso caminhar por suas ruas e ver o casario colorido, um lugar onde o passado está preservado”.
Segundo a Setur-BA, de outubro de 2022 a abril de 2023, estão programadas 105 atracações de navios de cruzeiro, nos portos de Salvador (77) e Ilhéus (28). A estimativa é de aproximadamente 500 mil passageiros, que deverão injetar R$ 300 milhões na economia do estado.