De acordo com levantamento feito pelo portal de recrutamento e seleção Empregos.com.br o número de vagas para pessoas com deficiência (PcDs) se recuperou 16% em 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior, entretanto o mercado de trabalho segue desafiador para esses profissionais.
O portal aponta que o número de vagas se encontra abaixo do nível pré-pandemia. No primeiro semestre de 2019, mais de 16 mil vagas foram abertas para o público com deficiência. Enquanto isso nos primeiros seis meses de 2022 o número chegou a 10 mil, uma retração de quase 38%.
Na Bahia, apenas 52% das vagas de emprego destinadas por lei às PcDs estão ocupadas, conforte pesquisa realizada pela Coordenação de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Segurados Reabilitados no Mercado de Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia.
Para o diretor geral do Empregos.com.br Leonardo Casartelli, em entrevista para o Correio, a queda está relacionada à baixa divulgação das oportunidades para pessoas com deficiência. “Elas estão centralizadas em poucos canais e muitas vezes o profissional não consegue acessá-las. Vagas presenciais também podem ser uma dificuldade encontrada por esse trabalhador, uma vez que cargos para atuação remota ou híbrida atendem melhor às suas necessidades”.
Foto: Ortoponto