Com menos restrições sanitárias este ano, os consumidores pretendem gastar mais em uma das datas mais importantes para o varejo, a Black Friday (25 novembro).
Isso é o que evidencia uma pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Google Brasil. O levantamento, que foi feito com mil entrevistados, mostra que 71% dos brasileiros pretendem fazer compras no tradicional período de promoções, o que representa crescimento de 29% em relação a 2021. Nesse cenário, lojistas projetam crescimento de até 40% nas vendas e já preparam estratégias para ter sucesso no dia das ofertas.
Na Miniso, varejista de produtos de estilo de vida de inspiração japonesa, no Shopping Bela Vista, uma seleção de itens de diversas categorias para surpreender os clientes na Black Friday está sendo feita. A preparação para a data, segundo a diretora da marca, Gisela Carvalho, 41, começou cedo. “O planejamento foi realizado no início do segundo semestre. Fizemos um estudo e analisamos quais produtos vão proporcionar aos nossos clientes a experiência de uma compra com preços ainda mais baixos. E isso, por sua vez, vai impulsionar as nossas vendas”, explica Gisela.
Em relação ao primeiro semestre, a previsão é que a Miniso tenha alta de 10% a 15% nas vendas. A Black Friday, assim como as demais datas sazonais que acompanham os últimos seis meses do ano, tem grande influência na expectativa. Nesse contexto, uma das estratégias da loja para aproveitar o boom comercial é se destacar no mundo digital. “A venda online hoje é muito importante para o varejo. A Miniso acredita muito nesse conceito e temos um canal de venda por meio do Whatsapp. Nas demais redes sociais, buscamos trabalhar com influenciadores digitais que tenham sinergia com nossa operação para divulgar os nossos produtos”, diz Gisela.
Além das estratégias próprias para captar clientes, a varejista de produtos japoneses também conta com ações realizadas pelo Shopping Bela Vista para impulsionar as vendas dos lojistas. De acordo com a gerente de marketing do centro comercial, Juliana Brandão, durante o mês de novembro muitas iniciativas serão realizadas em prol de aquecer ainda mais o comércio. “Faremos diversas ações para que nessa Black Friday 2022 a gente tenha um crescimento em torno de 20% a 25%, comparado ao mesmo período do ano passado”, afirma Juliana.
Um dos projetos do Shopping com foco na Black Friday é o lançamento de uma plataforma de cashback. O objetivo, conforme a gerente de marketing, é seguir a tendência mundial de fidelização do cliente através de recompensas nas compras. “A proposta é oferecer ainda mais poder de compra aos clientes do Shopping Bela Vista, pois nas lojas participantes, todas as compras realizadas irão gerar cashback para que eles possam continuar comprando. O melhor é que estes créditos recebidos não expiram e os clientes podem acumular para realizar novas compras. Os descontos vão se transformar em dinheiro”, explica Juliana.
Estratégias de vendas
São muitas as estratégias que podem ser aplicadas na data mais importante para o varejo global. Para ter sucesso no momento das ofertas, um passo importante para as empresas é preparar o estoque para suprir a alta demanda. Já antevendo uma boa saída dos produtos, é isso que tem feito a sócia-gerente da loja Mangaba, que comercializa artigos de moda praia de fabricação própria, Vera Lúcia Santos.
“Nós estamos produzindo uma quantidade maior de peças em comparação com o ano de 2021, visto que temos expectativas de aumentar as vendas agora. Os últimos dois anos foram difíceis para os empresários, sobretudo, do nosso setor. Por isso, a fim de recuperar o prejuízo, estamos otimizando o estoque e criando estratégias de desconto para a Black Friday”, conta Vera Lúcia.