De acordo com levantamento realizado pela coluna de Guilherme Amado, no portal Metrópoles, com dados da ONG Fogo Cruzado e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu em 90% das zonas eleitorais localizadas em bairros dominados pelas milícias no Rio de Janeiro, no primeiro turno das eleições presidenciais.
Segundo a publicação, o atual chefe do Executivo se destacou em nove das dez áreas de milícias e teve cerca de meio milhão de votos nestes locais. O maior percentual verificado foi nos bairros de Campo Grande e Paciência, redutos da facção Liga da Justiça, maior milícia do estado.
Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 323 mil votos nos bairros analisados, tendo ultrapassado Bolsonaro apenas em Rio das Pedras, onde atuava o ex-PM Adriano da Nóbrega, morto em 2020, na Bahia. O miliciano em questão já foi homenageado por Flávio Bolsonaro (PL), que empregou em seu gabinete familiares do ex-policial.
A coluna analisou dados das zonas eleitorais dos bairros Praça Seca, Santa Cruz, Rio das Pedras, Tanque, Taquara, Curicica, Sulacap, Cosmos, Paciência, Campo Grande, Barra de Guaratiba, Guaratiba, Campinho, Vargem Grande e Vargem Pequena. A escolha das localidades teve como base dados do Mapa Histórico dos Grupos Armados do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Fogo Cruzado.
Foto: Carolina Antunes/PR