domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5588 Dólar 5.1035

PF FAZ OPERAÇÃO CONTRA FRAUDES NO AUXÍLIO EMERGENCIAL

Redação - 11/10/2022 10:10 - Atualizado 11/10/2022

Cerca de 30 policiais participam da ação chamada de Parcela Nordestina, deflagrada nesta terça-feira (11) em Maceió, Natal e Salvador.

A Polícia Federal (PF) está cumprindo quatro mandados de busca e apreensão, além de um mandado judicial de afastamento de sigilo bancário referente aos investigados que fraudaram, pelo aplicativo ‘Caixa Tem’, cerca de 51 contas do auxílio emergencial. Segundo a PF, os valores desses recursos eram transferidos para contas bancárias dos suspeitos, bem como também eram utilizados para pagamentos de boletos bancários gerados por eles.

O prejuízo total observado até aqui é de R$50 mil, mas pode ser maior já que os dados analisados pela Polícia Federal (PF) são de apenas 16 dias, entre os meses de abril e maio de 2020.

Esta operação é uma atividade conjunta da PF com o Ministério Público Federal (MPF), Receita Federal, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União, a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Cidadania, além das instituições que compõem a Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE).

Os suspeitos de promoverem essas fraudes devem responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, previsto no art. 155 §4º, II do Código Penal Brasileiro (CP), com pena de dois a oito anos de reclusão, além de também poderem responder pelo crime de associação criminosa do art. 288 do CP.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.