quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

JERÔNIMO x ACM NETO: O QUE INDICAM OS NÚMEROS PARA O SEGUNDO TURNO

Redação - 10/10/2022 10:33 - Atualizado 10/10/2022

Os números da eleição para governador da Bahia no 1º turno trazem dúvidas e constatações.

A constatação é que tanto Jerônimo Rodrigues quanto ACM Neto vão aumentar o número de votos, a dúvida é quanto ao percentual que cada um vai agregar à candidatura. Jerônimo vai crescer por conta da polarização entre Lula e Bolsonaro, pois pelo andar da carruagem o candidato petista deverá ampliar a frente em relação ao primeiro turno e vai conseguir mais de 70% do eleitorado baiano. Além disso, os votos dos pequenos municípios do interior, muito dependentes da relação com o governo do Estado, tendem a seguir o vencedor do 1º turno, o que favorece a Jerônimo Rodrigues.

Já ACM Neto terá de fazer um esforço hercúleo para atrair os votos de João Roma. Roma teve 738 mil votos, 35 mil votos a mais do que a diferença entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto, que foi de 703 mil votos. Nesse caso, a constatação é de que parte desse contingente, que representa 9% do eleitorado, vai  migrar para ACM Neto, mas a dúvida é sobre qual será o percentual dessa migração. Neto tenta atrair a maior parte do eleitorado e João Leão já anunciou até o apoio a Bolsonaro, mas muitos desses eleitores, especialmente aqueles que se consideram ” bolsonaristas raiz”, devem anular o voto ou preferir a abstenção. E está exatamente aqui, na abstenção, que chegou a quase 22% dos eleitores, um problema para ambos os candidatos,

E novamente estamos frente a uma constatação e uma dúvida. A constatação é que, tradicionalmente, a abstenção tende a aumentar, mas a dúvida será se ela aumentará nos pequenos e médios municípios, onde Jerônimo prevalece, ou se aumentará nos grandes centros em que ACM Neto teve uma votação mais expressiva. E aqui surge outra incógnita dessas eleições dada pela pergunta: para quem irá os votos de Salvador.

E essa incógnita é importante porque Salvador terá importância expressiva na disputa. Os números indicam queAcm Neto recebeu 53% dos votos, representando 783 mil votos e Jerônimo ficou com 37%, cerca de 547 mil votos. Aqui a constatação é que Jerônimo foi bem votado em Salvador, fruto da o pção por Lula e da boa avaliação do governador Rui Costa e a dúvida é com relação a capacidade de cada um dos candidatos de ampliar sua votação na capital. Se quiser tornar-se mais competitivo, ACM Neto terá obrigatoriamente de ampliar sua votação naquele que é seu maior reduto eleitoral, enquanto para Jerônimo bastará manter seu desempenho.

Por fim, mas não menos importante, surge o contingente de votos brancos e nulos, que representaram 730 mil votos, 8% do eleitorado, percentual que pode ser reduzido e ampliar a votação tanto de ACM Neto quanto de Jerônimo. E especialmente entre os nulos, que representaram quase 500 mil votos, há espaço para a conquista de votos.  Os números estão aí, mas eles serão outros no dia 30 de outubro e definirão quem governará a Bahia. (EP – 10/10/2022)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.