sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

NOBEL DA PAZ É CONCEDIDO A ONGS E AO ATIVISTA ALES BIALIATSKI

Redação - 07/10/2022 11:57 - Atualizado 07/10/2022

O prêmio Nobel da Paz foi anunciado na manha desta sexta (7) pelo comitê norueguês do Nobel. A láurea foi concedida ao ativista Ales Bialiatski, da Belarus e as ONGs de direitos humanos Memorial, grupo de direitos humanos da Rússia, e o Centro para Liberdades Civis da Ucrânia.

De acordo como comitê os vencedores promovem o “direito de criticar o poder e proteger os direitos fundamentais dos cidadãos”. O prêmio responde ao aumento dos regimes autoritários e a Guerra da Ucrânia. Conheça os ganhadores:

Ales Bialiatski

Um dos principais nomes da oposição do ditador da Belarus, Bialiatski foi preso em 2020 e continua em prisão. O vencedor fundou em 1996 a Viesna, uma organização que documenta a tortura contra prisioneiros políticos.

Memorial

Memorial conta com mais de três décadas de atuação e busca preservar a memória das milhões de vítimas dos crimes e repressões políticas do governo Stálin.

Centro de Liberdades Civis da Ucrânia

Fundada em 2007 em Kiev, a organização trabalha documentando prisões e desaparecimentos políticos na Ucrânia. Dentre seus feitos estão a apresentação de certidões a respeito de crimes contra a humanidade pelo regime de Yanukovitch ao Tribunal Penal Internacional e o monitoramento da movimentação russa na Crimeia e Donbas.

Foto:

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.