domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

ROBERTA ROMA É ELEITA DEPUTADA ESTADUAL

Redação - 05/10/2022 14:16 - Atualizado 05/10/2022

Em uma das eleições mais acirradas do Brasil, Roberta Roma (PL), candidata a deputada federal estreante, que nunca havia participado de pleitos eleitorais,

foi um dos destaques positivos atingindo a marca de 160.731 votos e despontando como a mulher mais votada da Bahia e uma das mais bem votadas do país, eleita para a 57ª legislatura da Câmara dos Deputados. Roberta é administradora, ex-bancária e esposa do atual deputado federal e ex-ministro da Cidadania João Roma (PL).

A Bahia é o 4º maior colégio eleitoral do país e, por pelo menos 8 legislaturas, a contar a partir de 1962, que é quando se tem registros disponíveis para consulta online, o estado não elegeu mulheres para o parlamento brasileiro. A vitória expressiva de Roberta, portanto, é um marco importante da representatividade feminina na política. Antes dela, a maior votação de uma deputada federal havia ocorrido em 2006, quando Lídice da Mata foi reeleita com 188.927 votos.

No pleito de 2022 as mulheres foram maioria em todas as faixas etárias e foi um grupo decisivo na disputa. E não é de agora que o voto feminino tem o poder de decidir o destino eleitoral no Brasil. Há 20 anos, já temos mais eleitoras do que eleitores no país. Somente há 90 anos, as mulheres passaram a ter direito ao voto no Brasil, saindo de uma representação nula e desprezada, naqueles tempos, para estrelas das eleições gerais mais importantes da história recente do país. O voto feminino nunca foi tão importante. Não apenas por poder decidir os rumos dos estados e da nação, mas por fazer valer uma conquista histórica na luta por igualdade e equidade.

“Eu fiquei muito feliz e honrada com o resultado da nossa eleição. Tenho plena consciência do tamanho da minha missão e estou segura do caminho que devo trilhar para elevar a nossa Bahia à posição de grandeza que merece e, assim, orgulhar o povo baiano”, disse Roberta.

Segundo o IBGE, a Bahia tem o menor percentual de mulheres ocupando cadeiras no Congresso Nacional, entre os 25 estados. Sobre esse dado, Roberta afirma: “É preciso mudarmos essa realidade e isso passa pelo despertar da consciência e união das mulheres para fortalecermos essa luta. Agradeço muito às mulheres que foram precursoras na luta pela representatividade feminina na política. É preciso que sejamos ouvidas, consideradas, elevadas às mesmas condições. É saudável a divergência de opiniões, porém, é necessário fazer valer a nossa voz para que tenhamos mais leis e políticas públicas que garantam direitos iguais entre homens e mulheres”.

O deputado federal e ex-ministro João Roma comentou a eleição da esposa. “Roberta é uma mulher de muito valor e sempre foi mais do que uma companheira, foi, sem dúvida nenhuma, protagonista da minha carreira política. Sua vitória é a minha vitória. O povo baiano escolheu uma grande representante para honrar o nome e a história desse estado grandioso”, disse.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.