quinta, 04 de julho de 2024
Euro 6.1083 Dólar 5.5595

DEPUTADAS TRANS SÃO ELEITAS PARA O CONGRESSO PELA 1ª VEZ

Redação - 03/10/2022 10:27 - Atualizado 03/10/2022

As deputadas que foram eleitas por Minas Gerais e São Paulo, foram donas de mais de 450 mil votos nas eleições deste domingo (2).

Duas cadeiras do Congresso Nacional serão ocupadas por deputadas transexuais pela primeira vez na história a partir de 2023. Com 208 mil votos e 256 mil votos, foram eleitas de forma inédita Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (Psol-SP), respectivamente.

Vereadora em Belo Horizonte, Salabert ocupou o terceiro lugar na disputa eleitoral. Já Hilton, vereadora de São Paulo, foi a nona candidata mais votada no estado. Em 2020, Erika foi eleita a primeira travesti da Câmara dos Vereadores da capital paulista.

Em nota, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) vibrou com o resultado. “Ao longo dessa caminhada tivemos muitos desafios. E nós da Antra temos acompanhado a cada pleito a luta dessas representações para atuarem em defesa dos nossos direitos. Estamos felizes demais por termos eleito duas deputadas federais e três deputadas estaduais, que honram o legado de Kátia Tapety e dão continuidade a um caminho sem volta: Aquele que trilha novos rumos e avança em busca da garantia da cidadania trans, atentas as pautas que transcendem suas identidades”, comemorou a Antra.

CANDIDATURAS ESTADUAIS

As Assembleias Legislativas do Brasil também contarão com candidatas transexuais. Entre elas estão: Linda Brasil (Psol), primeira deputada estadual trans eleita em Sergipe, assim como Dani Balbi (PCdoB), eleita pelo Rio de Janeiro, e Carolina Iara, da Bancada Feminista do Psol, eleita em São Paulo.

Foto: Reprodução/Redes sociais/Facebook

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.