Termina às 23h59 deste sábado (1°) o prazo para baixar o aplicativo e-Título e usá-lo no primeiro turno das Eleições 2022.
O documento eletrônico, que substitui o tradicional título de eleitor em papel, não será emitido no dia da votação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no domingo (2), dia do pleito, o sistema estará indisponível para validação dos dados dos eleitores e volta a ser liberado na segunda-feira (3).
O app tem várias funcionalidades, como consultar o local de votação e apresentar uma justificativa para a ausência.
É preciso que o eleitor já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título online, que pode ser acessado a qualquer momento.
O uso do documento digital não é obrigatório e o eleitor poderá apresentar um documento oficial.
Como usar o e-Título nas eleições 2022
No eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro, a regra permanece a mesma, e só será possível tirar a via digital até a véspera, ou seja, 29 de outubro.
O download do app é gratuito. Para a emissão do título virtual é preciso que o eleitor tenha os dados pessoais em mãos para preencher as informações solicitadas na ferramenta.
O eleitor pode levar apenas o celular com o e-Título se estiver com a biometria em dia com a Justiça Eleitoral. Se a sua foto não estiver aparecendo no aplicativo, ele não poderá ser usado para liberar o acesso à urna.