O bairro do Horto Florestal está passando por uma reformulação urbana por conta de empreendimentos privados e a expectativa é que a Prefeitura de Salvador também realize melhorias na região.
Nessa reformulação estão previstas a reforma urbana das ruas Sapucaia, Cedro e uma parte da Av. Santa Luzia, que vai estimular o uso das ruas pelos pedestres. Na Rua Sapucaia (foto) haverá ambientes para atividades físicas, playground para as crianças e espaço pet na praça. E na praça da Rua Cedro além do playground e espaço pet, haverá horta comunitária, túnel verde e jardim sensorial Esse projeto está sendo tocado pelas construtoras que atuam no local, com apoio da Ademi e da Associação Amo Horto.
Já na Rua Waldemar Falcão está sendo construído um Shopping, um street mal, com lojas de conveniência, serviços e alimentação que terá espaços abertos e todas as lojas voltadas para a rua, com o pátio central, integrado à Praça Estácio Gonzaga.
O bairro espera, no entanto, que a Prefeitura de Salvador estabeleça mudanças no sistema viário que atualmente tem gargalos na subida pela Ladeira do antigo Extra, hoje Assaí, e no entroncamento da Av. Santa Luzia com a Waldemar Falcão em direção ao bairro de Brotas que tem engarrafamentos frequentes. Além disso, a reformulação da praça em frente ao Rede Mix também prometida pela Prefeitura não se realizou.