Estudantes e funcionários da Universidade Federal da Bahia (Ufba) se queixaram de diarréia, vômito e e mal estar após fazerem refeição no restaurante universitário nesta quinta-feira (29) em Ondina, Salvador.
Poucas horas depois, após a digestão, alguns alunos começaram a passar mal, juntamente com os trabalhadores.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) houveram quatro chamados abertos para atendimento desta ocorrência. Um dos indivíduos que estava com quadro de gastroenterite foi encaminhado, através da unidade CN13, para a UPA dos Barris. Outras pessoas que estavam com sintomas leves foram orientados a procurar unidade de saúde, pois não havia necessidade de atendimento de emergência.
Já a Ufba informou, através de um comunicado, que os alunos que passaram mal, fizessem o registro da ocorrência por meio de um e-mail interno. Além disso, o RU de Ondina foi fechado para que a situação fosse investigada, deixando aberto os restaurantes do São Lázaro e da Vitória. Outra informação é que, após a apuração, há a possibilidade de uma nova empresa terceirizada fornecer a comida.
“Iniciamos imediatamente a apuração do ocorrido e enviamos amostra da refeição servida para análise laboratorial na Faculdade de Farmácia da Ufba. Como medida de segurança o funcionamento do RU será suspenso a partir de 30.09. Enquanto o serviço estiver suspenso, a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil fornecerá auxílio-alimentação para os estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica”.