terça, 21 de maio de 2024
Euro 5.55 Dólar 5.1052

UNIFAN EXPULSA ALUNA APÓS DISCURSO RACISTA

Redação - 21/09/2022 14:58 - Atualizado 21/09/2022

Centro Universitário Nobre (UNIFAN), expulsa nessa terça-feira (20) aluna acusada de comentários racistas em rede social. Beatriz Lobo cursava o sétimo semestre do curso de Direito.

O caso deu início na noite do último domingo (14), quando a aluna, em ato de manifestação política, fez uma critica as implantações do governo Lula em ter criado programas sociais voltados para a educação, humilhando os estudantes que entraram na graduação superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): “Odeio Lula pq ele inventou o Fies e colocou um monte de desgraça na minha faculdade”.

Outra pessoa respondeu com risos: “kkkkkkkk um monte * **” e a aluna completou com “pobre ou preto?”

Não foi a primeira vez que a mesma aluna expõe discurso de ódio e racista. Em 06 de setembro, havia feito outro comentário dizendo: “odeio gnt **a”. Diante do ocorrido alunos da Faculdade chegaram a realizaram protestos e manifestações. Uma estudante chegou a ir para as aulas utilizando um cartaz nas costas com a frase “Prazer, ‘D13sgraça’ que Lula colocou aqui!”.

Em nota, a comissão de Igualdade Racial da OAB/BA Subseção Feira de Santana manifestou repúdio:

“Em relação aos atos de racismo e preconceito de classe socioeconômica protagonizados por alunos de uma instituição privada de ensino superior da cidade de Feira de Santana, e que veio a público no dia de hoje, 20 de setembro de 2022. Conforme prints que circulam em grupos de whatsapp e veículos de imprensa, alunos criticam políticas afirmativas e de democratização de acesso ao ensino superior por possibilitar a inserção de pessoas pretas e pobres. 

No ano em que a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) completa 10 anos, é triste e repugnante nos depararmos com atitudes como essa. Cumpre lembrar que as políticas afirmativas de acesso à educação superior (Lei de Cotas, Prouni e Fies) são um importante instrumento de reparação da desigualdade que nasceu com a colonização do Brasil. A estrutura econômica da sociedade brasileira é racialmente construída, e o acesso à educação superior é uma das formas de transformar essa estrutura.”

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.