As ações sociais da Prefeitura em prol das pessoas com deficiência em Salvador foram abordadas pelo prefeito Bruno Reis nesta quarta-feira (21), durante a celebração do Dia Nacional e Municipal da Pessoa com Deficiência, ocorrida na sede do Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), em Ondina.
Além de conhecer as instalações, o prefeito também acompanhou a distribuição de 240 tabletes para os alunos dos grupos IV e V da Escola Municipal Dr. Fernando Montanha Pondé, anexa ao NACPC.
O chefe do Executivo municipal destacou a importância de construir parcerias para oferecer ainda mais serviços para o setor, bem como cursos para mães e pais. “Ainda precisamos avançar mais. É preciso chamar a atenção de todos que possam colaborar com essa missão e causa das pessoas com deficiência. Fico imaginando o que seria das mães e das crianças que estão aqui hoje se não existisse o NACPC”, enfatizou Bruno Reis
O prefeito lembrou que entre as ações realizadas pela Prefeitura em prol das pessoas com deficiência está a construção, na Estrada do Curralinho, de uma escola para pessoas com espectro autista. Além disso, a administração municipal abriu o Centro Especializado em Reabilitação (CER) no Subúrbio 360, em Coutos, em parceria com a Apae-BA; instalou o Centro Dia, no Parque Bela Vista, para atendimento de crianças com microcefalia e familiares; além de promover a implantação de acessibilidade nos novos equipamentos públicos, o incentivo à literatura inclusiva e o apoio a organizações sociais. “Tudo isso é compromisso e, hoje, agradecemos a todas as organizações sociais que dão apoio às pessoas com deficiência em Salvador”, declarou.
Fundador e presidente da instituição, o médico Pedro Guimarães relatou as vitórias do NACPC ao longo de mais de duas décadas de trabalho. “Temos referências do que fizemos nesses 21 anos. Os pais e mães das crianças atendidas aqui dão uma lição diária de determinação. A instituição não tem apelo partidário, mas somos gratos à Prefeitura por todo apoio neste período. Sem este parceiro não conseguiríamos avançar tanto”.
Na ocasião, o gestor e o prefeito conheceram as novas instalações para o núcleo familiar, projetos de educação e capacitação profissionalizante, chegada dos andadores elétricos – equipamentos para reabilitação destinados a treino de marcha – e a nova fachada inclusiva da instituição, um painel com 60 metros lineares de arte grafite realizada pelo artista visual Oliver Dórea e idealizado pelo presidente da instituição.
“Esta fachada temática teve o cuidado de representar a diversidade típica da raça humana, trazendo para a cena cotidiana da comunidade e para todos os seus transeuntes as potencialidades da pessoa com deficiência, independente da condição de saúde”, explicou Guimarães.
Foto: Divulgação