segunda, 22 de julho de 2024
Euro 6.114 Dólar 5.6094

FOTÓGRAFA AFRICANA CAPTA FORÇA DAS RUAS DE SALVADOR

Redação - 20/09/2022 09:08 - Atualizado 20/09/2022

A ação Estúdio África: Conexão Mali-Bahia promete deixar um legado para prática cultural ao introduzir um novo repertório que permite a expansão da arte diaspórica afro-brasileira em Salvador.

A iniciativa realizará atividades junto à fotógrafa malinesa Fatoumata Diabaté, numa residência voltada para fotógrafas negras (pretas e pardas) e indígenas da Bahia e a produção de estúdios fotográficos de rua criados em colaboração.

Uma das primeiras etapas do projeto é a aula aberta ao público sobre a estética da fotografia africana, ministrada pela antropóloga Goli Guerreiro, idealizadora do projeto, que acontece nesta quinta-feira (dia 22) no Teatro do Goethe-Institut. Em seguida, as fotógrafas baianas que irão participar da residência com Fatoumata, criando seus próprios estúdios de rua.

No dia 1º de outubro, a Praça Castro Alves sediará o Le Studio Photo de la Rue, onde a artista do Mali irá fotografar quem passar pelo local.

As imagens vão compor a Coleção Mali-Bahia, que será apresentada na Casa do Benin no dia 04 de outubro em evento público.

“O convite a Fatoumata foi feito em 2019, e ela amou a ideia de vir à Bahia. Esse desejo de trazer pela primeira vez ao Brasil a arte fotográfica desenvolvida na África, num dos nomes mais importantes dessa criação artística, ficou guardado e vai ser lindo realizar essa terceira edição do Estúdio África, com a colaboração de fotógrafas residentes na Bahia, da capital e do interior”, afirma Goli, idealizadora do projeto. 

O Festival Estúdio África fecha a série de programações do projeto. Nesta etapa, as residentes apresentam ao público os estúdios fotográficos criados a partir da residência. Cada sábado, entre os dias 05 de novembro e 03 de dezembro, uma dupla de fotógrafas monta seu estúdio em diferentes pontos da capital e interior da Bahia, retratando a população durante todo o dia. 

O projeto é uma realização da Ana Camila Comunicação & Cultura, com a parceria do Consulado da França em Recife e com o apoio financeiro do Estado da Bahia através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.