O governador Rui Costa afirmou nesta quarta-feira (14) que o governo federal “não tem priorizado a saúde pública, não tem reajustado a tabela de serviços do SUS, por isso, todos os serviços estão com os preços absolutamente defasados”.
Rui ressaltou que a crise é maior em serviços predominantemente prestados por filantrópicas ou unidades privadas para a rede do SUS, citando a hemodiálise como exemplo. Segundo o governador, não será a rede privada que vai ampliar este atendimento em função da defasagem de preços. “O setor filantrópico pode ter até o desejo de fazer, mas também tem dificuldade de fazer em relação à compatibilização dos custos”, disse o governador durante inauguração do Hospital do Homem, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).
“Nós vivemos hoje no Brasil inteiro uma crise de resposta (ao atendimento da demanda) em função da não atualização de valores de serviços tão essencias á vida humana, tão necessáiros”, completou Rui, lembrando que em doenças como câncer o tempo desta resposta está diretamente ligado à possibilidade de cura.
foto Ed Santos