Guilherme Dias, 23, e Amanda Cerqueira, 21, foram os únicos brasileiros selecionados para um estágio na Secretaria do Mercosul, que teve início há cerca de três semanas.
Eles são estudantes do quarto semestre da Unijorge e souberam das vagas para o estágio através da faculdade. O processo de seleção foi bem rigoroso e teve diversas etapas. “Mandamos o currículo em junho e não tinha esperanças. Fui selecionado e me pediram mais documentos”, lembra o estudante.
Amanda também foi surpreendida com a própria aprovação, porque trata-se de uma vaga muito cobiçada e a concorrência era grande. Participavam da seleção alunos de cinco instituições brasileiras, entre públicas e privadas. Ela nunca havia estudado espanhol formalmente, mas sempre teve contato com o idioma através de séries, músicas e novelas. “Tinha estudado apenas um semestre num curso de línguas e na Ufba, me matriculei em algumas disciplinas de espanhol avançado”. Guilherme, ao contrário, tinha um certificado de proficiência, obtido também num curso da Ufba.
A carga horária é de três horas por dia, de segunda a sexta, porém normalmente se estende. Os colegas atuam na área de documentação do Mercosul e são responsáveis por revisar as atas de reunião e apontar as eventuais correções que precisam ser realizadas.