Docentes das universidades estaduais, irão realizar uma paralisação unificada em Salvador, durante toda a quinta-feira (15). A intenção é denunciar os quase 1000 dias de mesa de negociação referente ao reajuste salarial paralisada, segundo a categoria.
Logo pela manhã, haverá uma marcha que seguirá em caminhada do antigo Bahia Café Hall até à Secretaria de Educação (SEC). Já durante a tarde, a partir das 14h, será realizada uma aula pública sobre “A situação orçamentária das universidades estaduais e a carreira docente”. A organização é feita pela Associações Docentes (ADUSB, ADUNEB, ADUSC e ADUFS) em parceria com entidades do movimento estudantil e movimentos sociais.
O movimento também reivindica a reabertura de diálogo com a bandeira do “Negocia Rui”. De acordo com os professores, no final do mês de setembro completam 1000 dias com mesa de negociação interrompida pelo governo. A última reunião ocorreu apenas no dia 7 de novembro de 2019.
Mais de 10 documentos protocolados pelo Fórum das Associações Docentes foi solicitando para reabertura do diálogo. Mesmo com o esforço dos sindicatos, a denúncia é de que o Governo do Estado segue em silêncio. A mesa foi um dos acordos de greve estabelecido entre o governo e os professores em 2019 como um canal de diálogo permanente.