A demanda por microcrédito na Bahia cresceu 17% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período anterior –, e acima de média nacional, de 12%.
Quase 89 mil donos de pequenos negócios contrataram R$ 111,5 milhões na modalidade, a maioria de setores como serviços, vestuário e alimentação. Mais da metade (66%) dessas empresas comandadas por mulheres com até 39 anos.
Os dados são do chamado “Prospera Santander Microfinanças”, programa voltado para o financiamento de micro e pequenos empresários, que completa 20 anos este mês, e já desembolsou cerca de R$ 50 bilhões pelo país desde a criação. O quantitativo de beneficiados na Bahia representa 11,2% da carteira do banco, aponta o superintendente regional, Thiago Mendonça.
“Esses números são importantes indicadores na evolução do empreendedorismo na Bahia e com um aspecto social bastante relevante, a participação ativa feminina. Vale ressaltar que, além da oferta de crédito, o Santander fornece orientação na gestão de negócios, algo bastante importante para o pequeno empreendedor aperfeiçoar o olhar estratégico e aumentar as chances de êxito no mercado no qual atua”, fala.
O microcrédito é uma modalidade de empréstimo voltada para empreendedores que desejam ampliar o próprio negócio, precisam de capital de giro, comprar equipamento ou fazer uma reforma, entre outros; com juros de no máximo 4% ao mês, e até dois anos para pagar. Os valores vão de R$ 1,5 mil a R$ 20 mil, podendo chegar a R$ 60 mil, a depender do relacionamento.
Superintendente executivo do Prospera, Alexandre Castelano estima que exista um mercado potencial de 50 milhões de tomadores de microcrédito no Brasil. Ele destaca que o modelo do programa no Santander é baseado na formação de correspondentes que vivem o dia a dia dos bairros e comunidades dos mais de 1,7 municípios em que atuam, e conhecem cada negócio.