Depois de dois anos suspensa por conta da pandemia de Covid-19, a tradicional Festa D’Ajuda será realizada entre os dias 6 e 22 de novembro, em Cachoeira, no Recôncavo baiano.
A prefeitura da cidade e a Irmandade de Nossa Senhora D’Ajuda firmaram um convênio de cooperação para a execução da festividade, incluindo também a programação cultural.
“Uma das festas populares mais amadas e tradicionais da nossa cidade e de toda região, a Festa de Nossa Senhora D’Ajuda já está confirmada, e os foliões voltarão às ruas após dois anos de saudades”, diz a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos).
Segundo ela, a gestão municipal de Cachoeira reconhece a importância desta tradicional festa, registrada como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e uma das maiores representações da cultura popular da Bahia. “[a gestão] seguirá mantendo o compromisso de priorizar o apoio à cultura e às nossas tradições para preservação e salvaguarda do patrimônio da cidade, que é nossa grande riqueza”, concluiu Eliana.
Foto: Elias Mascarenhas