Nesta segunda-feira (dia 5), o Governo do Estado lança, em Lauro de Freitas, lança o Projeto-piloto Ecológico com entrega de 20 ônibus elétricos para atender a população da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os veículos adquiridos equivalem a 5% (cinco por cento) da frota total do Subsistema Metropolitano a ser renovada. O investimento de R$ 44,7 milhões foi feito através da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e a regulação da operação será realizada pela Agerba.
Os ônibus elétricos vão ser usados, inicialmente, nas seguintes linhas: Ilha de São João x Terminal Pituaçu e Kartódromo (Praia de Ipitanga) x Terminal Pituaçu. A empresa responsável pelo serviço será a Viação Jequié Cidade Sol, que foi a vencedora do Pregão Eletrônico n° 04/2022.
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), disse que a entrega de ônibus elétricos faz parte de um movimento que busca gerar avanço de forma sustentável.
“Fico muito feliz que nós possamos estar usando a tecnologia, é muito mais econômico e ecologicamente mais sustentável. Saindo daqui de Ipitanga pegando a população da Vila Praiana e volta pra Salvador pegando a Estação Mussurunga e a Estação Pituaçu, retornando depois. Esse é o teste piloto, primeiro dia, mas nossa meta é que se estenda até a escola Estadual Bartolomeu de Gusmão, pegando um público maior do município”, disse Moema Gramacho.
A prefeita ainda revelou o plano de ter outra linha saindo da UPA da Itinga para uma estação de transbordo e de metrô.
Os ônibus serão abastecidos em dois terminais de integração com o Metrô, Retiro e Pituaçu, além do Estádio Roberto Santos (Pituaçu), que dispõe de tecnologia para produção de energia solar.
Foto Dinaldo Silva