Segundo o Instituto Aço Brasil acredita-se que a produção brasileira de aço bruto tenha alta de 2,2% este ano. De acordo com Pedro Gordilho, presidente da Rótula Metalúrgica, empresa baiana com sede em Salvador, a inflação no preço dos insumos da construção, agravada pela pandemia e pela guerra entre a Rússia e Ucrânia, quase triplicou o valor do aço. “Agora esse custo está recuando e as expectativas são muito boas para os próximos meses, principalmente na área de infraestrutura, logística e indústria”.
No passado, a estrutura metálica era exceção e a preferência era pelo concreto. Com a tecnologia a realidade mudou e o aço ganhou espaço. A Rótula, que acaba de completar 33 anos de atuação e hoje possui capacidade média de produção de 1.500 toneladas/mês, foi pioneira no Nordeste na utilização do Comando Numérico Computadorizado – CNC para a fabricação de estruturas mistas compostas por aço e concreto, difundindo assim o seu uso como alternativa à estrutura de concreto.
Entre as principais vantagens das estruturas mistas em relação aos sistemas convencionais de concreto armado estão a mão de obra reduzida contribuindo assim com menos acidentes nos canteiros de obra; o baixo prazo de execução; a racionalização de materiais; e a menor geração de resíduos.