sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

RISCOS DA GRAVIDEZ DO PET NA IDADE IDOSA

Redação - 02/09/2022 06:07 - Atualizado 02/09/2022

O ideal é que as fêmeas tenham filhotes a partir do segundo ou terceiro ano de vida, pois já estarão sexualmente maduras. Com o passar dos anos, mais perto da fase idosa, são maiores os riscos da gestação, podendo até mesmo ser necessária uma cesárea emergencial. Outra recomendação é que o macho seja da mesma raça, tamanho e peso, pois uma fêmea pequena pode ter dificuldades para gerar filhotes grandes, por exemplo. Caso não queira filhotes, o tutor deve prezar pelo isolamento das fêmeas nos possíveis períodos de cio, e ter um calendário para controlar o período fértil. “Em caso de gravidez indesejada, existem medicamentos de uso exclusivo do médico veterinário que impede a gestação após um cruzamento indesejado. Mas, para isso, o tutor precisa levar a fêmea imediatamente ao médico veterinário, não ultrapassando 48 horas após o cruzamento”, acrescenta o especialista.

QUEDA HORMONAL AFETA A FÊMEA?

A chegada da idade idosa e a alteração hormonal não costumam ser responsáveis por alterações de humor e comportamento dos pets. O que acontece é que com a idade idosa, os animais costumam dormir mais, brincar menos, quebrar algumas regras de convivência estabelecidas antes na casa, como entrar em cômodos e locais indevidos e fazer suas necessidades em lugares errados. O tutor precisa ficar atento, pois a diminuição da função reprodutiva de gatas e cadelas pode levar a infecções no trato urogenital, como problemas renais, de útero, obesidade e tumores de glândulas mamárias.

“Para diminuirmos as possibilidades desses transtornos, é melhor fazer a castração precoce, caso o tutor não deseje que a fêmea tenha filhotes; se desejar ter crias dessas fêmeas, após 6 anos de vida observar o animal semestralmente para constatar corrimentos vaginais, fazer toque nas áreas mamárias a procura de nódulos, e colocar o pet em uma dieta com menos calorias – procure sempre um médico veterinário para auxiliar nessas condutas, ou se aparecer algum sintoma. Evite a administração de anticoncepcionais após os 6 anos de vida e procure isolar as fêmeas dos machos por, pelo menos, 3 semanas, após o aparecimento de algum tipo de comportamento de cio”, finaliza o coordenador.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.