A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira apontou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) diminuiu a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os homens, mas viu a dianteira do adversário oscilar para cima no eleitorado feminino. Entre os votos masculinos, a superioridade petista caiu de 11 para seis pontos percentuais desde o último levantamento do instituto, realizado há duas semanas, enquanto na preferência das mulheres a diferença é três vezes maior, tendo passado de 18 para 20 pontos percentuais no período.
Na pesquisa mais recente, Lula soma 43% das intenções de voto entre os homens, contra 37% de Bolsonaro – antes, os percentuais eram de 46% e 35%, respectivamente. Entre as mulheres, o petista conquista 48% da preferência, ante 28% do atual chefe do Executivo. No levantamento anterior, o placar neste recorte era de 47% a 29%.
Essa foi a primeira vez que o Datafolha foi a campo já depois das entrevistas dos presidenciáveis ao Jornal Nacional, da TV Globo, e também do primeiro debate entre os candidatos, realizado pelo Grupo Bandeirantes. O encontro ficou marcado por um ataque de Bolsonaro à colunista do GLOBO Vera Magalhães. Ao ser interpelado pela jornalista, uma das escaladas para fazer perguntas aos participantes, o presidente reagiu: “Acho que você dorme pensando em mim”, afirmou, classificando a profissional como “uma vergonha para o jornalismo”.
A declaração gerou reações ainda durante o debate, sobretudo por parte das candidatas Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União). Tebet questionou Bolsonaro sobre o porquê de ele “ter tanta raiva das mulheres”, enquanto Thronicke declarou ficar “extremamente incomodada” quando “quando homens são ‘tchutchucas’ com outros homens, mas vêm pra cima da gente sendo tigrão”. A percepção entre integrantes da própria campanha bolsonarista foi de que a explosão do presidente trouxe prejuízos entre o eleitorado feminino.
Dois dias depois do debate, a campanha de Bolsonaro divulgou uma inserção que conta com a participação da primeira-dama Michelle Bolsonaro, a primeira desde o início da propaganda eleitoral na televisão. Michelle é considerada um dos principais ativos para tentar reduzir a rejeição de Bolsonaro entre as mulheres. O Datafolha ouviu 5.734 eleitores de todas as regiões do país entre 30 de agosto e 1° de setembro. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais, para um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00433/2022.
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