Em agosto, o ICEC – Índice de Confiança do Empresário do Comércio, elaborado mensalmente pela Fecomércio-BA, ficou tecnicamente estável ao variar -0,3%, passando de 118,1 pontos em julho para os atuais 117,7 pontos. Na comparação com igual período do ano passado, houve forte avanço de 15,9%.
“O ICEC varia de 0 a 200 pontos, sendo que o intervalo de 100 a 200 pontos é considerado um patamar de confiança dos empresários de Salvador e, de 0 a 100 pontos, nível de pessimismo. Quanto mais perto dos extremos, 0 e 200 pontos, mais confiante ou mais pessimista estará o empresário do comércio”, pontua o consultor econômico da Fecomércio- BA, Guilherme Dietze.
Embora os três índices que compõem o ICEC tenham registrado variações próximas a estabilidade, vale ressaltar que o desempenho interanual teve forte crescimento. “Como por exemplo a alta de 27,2% do ICAEC – Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio, atingindo atualmente os 99,1 pontos contra 77,9 pontos de um ano atrás”, destaca Dietze. Na comparação mensal, houve leve recuo de 0,4%.
Outro crescimento importante foi do IIEC – Índice de Investimento do Empresário do Comércio que subiu 15,3% e atinge os 101,2 pontos ante os 87,8 pontos de agosto do ano passado. Resultado puxado pela recuperação dos investimentos das empresas.
Foto: Reprodução