Atuar em dois cargos durante a semana, com uma carga horária de 8 horas por dia cada um já é difícil, imagine ter que cumprir essa missão em três cargos públicos de cidades distintas. Em um cálculo simples seriam 24 horas trabalhando sem dormir, pelo menos, entre segunda a sexta-feira, o que biologicamente seria impossível para um ser humano.
Porém, na prefeitura de Nordestina, nordeste da Bahia, o fato parece ser “possível”. A prefeita Eliete de Andrade Araújo (PSD), conhecida como “Eliete de Ito”, nomeou, em março deste ano, Kaio Luan Mota, como secretário da Saúde do município.
De acordo com denúncia da Associação Dissensão Contra Corrupção (ADICC), Kaio Luan também é nomeado em mais outras duas prefeituras baianas, Monte Santo e Riachão do Jacuípe, as duas no centro-norte do estado.
É bom lembrar que a Constituição Federal veda o fato de servidores acumularem diversos cargos nas administrações públicas, ainda que o servidor ocupe cargo público efetivo ou de contrato temporário, independente se haja a possibilidade de ter horários compatíveis.
Imagem ilustrativa da imagem Prefeita de Nordestina mantém secretário lotado em outras duas cidades
Em março deste ano, a prefeita Eliete Araújo exonerou a secretária da Saúde, Ravenna Dantas da Silva, que também já ocupava um cargo na prefeitura de Teixeira de Freitas, sul da Bahia. Neste caso, a situação era mais grave, uma vez que o deslocamento de Nordestina para Teixeira de Freitas, é de quase 1000 quilômetros. A nomeação do atual secretário Kaio Luan, teria sido no último dia 4 de março, mesma data da exoneração de Ravenna.
Procurada, a Prefeitura de Nordestina não respondeu às solicitações.