Agora a população pode contribuir com as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) através da Neoenergia Coelba. O Projeto Vale Luz permite que empresas e clientes troquem materiais recicláveis por descontos na fatura de energia da instituição. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para ajudar a Osid, o consumidor deve ir até um dos nove pontos de coleta do projeto em Salvador e Região Metropolitana, realizar a troca do material reciclado e solicitar que o desconto seja aplicado na fatura de energia da instituição. Serão aceitos metais, papéis, papelões, embalagens tetra pak, plásticos, óleo de cozinha, eletrônicos e vidro.
Segundo Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, os resíduos de lata e pet são os que mais têm valor no desconto. “Dez latas de 350ml valem
R$ 0,80, e 20 garrafas pet, abaixo de 1,5L são R$ 0,80 também”, explica. Ela ressalta que, caso o valor das doações seja maior que o total da fatura, a quantia restante será guardada para saldar a próxima conta.
Os pontos de troca estão instalados nos seguintes locais: Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Shopping Barra, Posto Namorado (Pituba), Ecoponto Mata de São João, Ecoponto Praia do Forte, Estação de Metrô Pirajá, Prefeitura Bairro de Itapuã e Assaí Pau da Lima.
Os consumidores da Coelba também podem doar através da fatura de energia. O cliente deve entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Doador (CRD) da entidade, através do telefone (71) 3316- 8899, e fornecer o número da conta-contrato de sua residência. As doações serão inseridas nas faturas.
As empresas podem contribuir através dos resíduos coletados. Para os empreendimentos que ainda não praticam a coleta seletiva, a Coelba disponibiliza treinamento. O caminhão irá até as empresas recolher os resíduos, fará a pesagem e o desconto será lançado na conta de energia da Osid.
Para participar, é necessário preencher o cadastro no site da Neoenergia Coelba, ou baixar o aplicativo Vale Luz. “O consumidor consegue dar sua contribuição para reduzir a conta de energia de uma instituição que tanto precisa”, pontua Mariana Pimentel, assessora de marketing da Osid.