quinta, 09 de maio de 2024
Euro 5.4694 Dólar 5.0932

DOCUMENTÁRIOS MOSTRAM COMO A MORTE DE DIANA MUDOU A REALEZA

Redação - 30/08/2022 14:47

Acima de tudo, houve choque. Essa é a palavra que as pessoas usam quando se lembram da morte da princesa Diana em um acidente de carro em Paris, no dia 31 de agosto de 1997. A data é recordada em diversos documentários em exibição no streaming e na TV por assinatura, como A Morte da Princesa Diana (The Diana Investigations), produção inédita em cartaz no Discovery e o discovery+, além de A História de Diana, que o canal GNT programou para as terças-feiras 6, 13 e 20 de setembro.

A mulher que o mundo viu crescer de uma tímida professora de creche adolescente para uma celebridade glamourosa, que confortava pacientes de aids e fazia campanha pela remoção de minas terrestres não poderia estar morta aos 36 anos.

“Acho que precisamos nos lembrar de que ela era provavelmente a mulher mais conhecida no mundo de língua inglesa, além da própria rainha Elizabeth II”, disse o historiador Ed Owens. “E, dada a enorme personalidade como celebridade que ela desenvolveu, extinguir isso da noite para o dia, para ela morrer em circunstâncias tão trágicas, em uma idade tão jovem, acho que realmente foi um choque enorme para muitas pessoas.”

Foi essa descrença que cimentou o legado de Diana como a mulher que trouxe mudanças duradouras para a família real britânica, ajudando a preencher a lacuna entre séculos de tradição e uma nova nação multicultural na era da internet.

Primeiro, houve a manifestação de pesar do público que correu à casa da princesa no Palácio de Kensington para lamentar a perda de uma mulher que a maioria nunca conheceu. Isso forçou a realeza a reconhecer que o toque comum de Diana se conectava com as pessoas de uma maneira que não havia ocorrido à Casa de Windsor.

Desde então, essas lições inspiraram outros membros da realeza, incluindo os filhos de Diana, os príncipes William e Harry, a serem mais informais enquanto se esforçam para manter a monarquia relevante no século 21. Como prova, observe o show que foi peça central do Jubileu de Platina de junho, comemorando os 70 anos da rainha no trono.

Havia bandas de rock e cantores de ópera, dançarinos e lasers pintando imagens no céu. Mas o maior aplauso foi para a própria Elizabeth, que apareceu em um curto vídeo compartilhando um bule de chá – e finalmente revelar o que está dentro de sua famosa bolsa preta: um sanduíche de marmelada – apenas para emergências.

Foto: Instagram

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.