terça, 22 de outubro de 2024
Euro 6.1719 Dólar 5.7345

DEBATE NA BAND: A TERCEIRA VIA MOSTROU QUE PODE GOVERNAR, MAS AGORA É TARDE

Redação - 29/08/2022 08:39 - Atualizado 29/08/2022

O primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República mostrou que se os políticos e os partidos de centro tivessem assumido efetivamente a ideia de construção de um novo caminho para o Brasil, haveria candidatos preparados para assumir a chamada terceira via e enfrentar Jair Bolsonaro ou Lula.

O debate na Band mostrou que tanto Ciro Gomes quanto Simone Tebet estão preparados não só para enfrentar Lula e Jair Bolsonaro, mas para governar o Brasil, o problema é que o interesse dos partidos nem sempre é o interesse dos brasileiros e frente a polarização instalada os políticos preferiram optar por um dos dois lados, sem embarcar na construção de uma candidatura nova, que exigiria a união dos partido e dos políticos.

Agora é tarde, a eleição já está inteiramente polarizada e os brasileiros terão de se mover na estrada cheia de buracos que Bolsonaro e Lula apresentam. O presidente segue usando a máquina pública para atrair eleitores, oferece mais do mesmo e manterá o país na mesma tensão dos seu primeiro mandato. Já o ex-presidente acena com seus dois mandatos anteriores que, sem dúvida, o credenciam para o cargo, mas traz consigo a desconfiança de que venha acompanhado pelos mesmos auxiliares que criaram enormes problemas para o país. No debate tanto Tebet quanto Ciro apresentaram proposta e acenaram com uma nova forma de governar, seriam opções novas para os brasileiros, mas os políticos e os partidos não foram capazes de se unir a um ou outro de forma efetiva, com parcela expressiva do MDB de Tebet se aliando a Lula ou Bolsonaro e com o PDT de Ciro isolando-se em si mesmo.

Infelizmente, o jogo está jogado e, a não ser que algo extraordinário aconteça, o brasileiro estará condenado a escolher Lula ou Bolsonaro. Simone Tebet e Ciro Gomes vão continuar apresentando suas propostas e críticas, na esperança de se cacifar para o futuro, mas dificilmente terão espaço no ringue de MMA que se tornou a eleição brasileira. (EP – 29/08/2022)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.