domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

CNC: ÍNDICE DE CONFIANÇA DO COMÉRCIO DESACELERA

Redação - 27/08/2022 09:40 - Atualizado 27/08/2022

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de agosto, divulgado nesta quinta-feira (25) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),  chegou a 124 pontos, indicando uma queda de 1,8% ante o mês de julho, na comparação com ajuste sazonal. Segundo a CNC, essa foi a primeira redução no otimismo dos varejistas brasileiros desde março. No entanto, em relação a agosto do ano passado, o nível de confiança dos comerciantes avançou 7,8%.

“Tanto a avaliação das condições atuais, quanto as expectativas para os próximos meses recuaram neste mês (quedas de 2,3% e 2,4%, respectivamente). A perspectiva dos comerciantes para o desempenho da economia no curto prazo teve a maior diminuição entre todos os nove itens avaliados (3,1% a menos do que em julho)”, indicou o CNC.

Segundo o levantamento, em agosto, a avaliação dos varejistas caiu sobre o desempenho atual do comércio, que apresentou decréscimo de 2,8%, acompanha dado apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em junho, quando houve diminuição de 2,3% nas vendas, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).

Entre os dez segmentos pesquisados pelo instituto no varejo ampliado, nove desaceleraram, exceto o volume de vendas de farmácias e perfumarias, que subiu 1,3%. Além disso, o IBGE revisou as vendas no varejo restrito de maio, de alta de 0,1% para queda de 0,4%.

A CNC mostrou que as expectativas do Icec para o mês de agosto apontam que 87,3% dos varejistas esperam que o comércio tenha melhor desempenho nos próximos meses, percentual que caiu no último trimestre. No entanto, a parcela dos que consideram que as condições para operação do comércio ficarão mais difíceis vem crescendo: 12,7% em agosto, a maior desde julho de 2021.

 

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.