Com o turismo se fortalecendo cada vez mais, a expectativa do setor para a temporada de cruzeiros no país é a melhor possível. A estimativa é de que mais de 690 mil pessoas viajem a bordo de 43 embarcações em todo o país, com a Bahia incluída nas escalas ou como destino. Neste ano, as viagens devem durar quase seis meses, de 29 de outubro a 20 de abril, e a expectativa do setor cruzeirista é de que esta temporada seja a maior da década. Uma das principais razões para se acreditar no incremento de viajantes é a retomada dos cruzeiros de longo curso, que devem trazer turistas internacionais aos portos de Salvador e Ilhéus. Esse tipo de rota ficou suspensa na temporada anterior, por conta do contexto da pandemia de Covid-19, a fim de não permitir o crescimento de casos.
A assessoria da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) disse não ter ainda um quantitativo de turistas que deverão desembarcar por aqui na temporada 2022-2023, por ainda não ter fechado a listagem de embarcações passantes nos terminais portuários, o que deve acontecer ainda no mês de outubro. “Além disso, pode ser que alguma das companhias desista de fazer o roteiro, de forma que ainda é cedo para estipular uma média. Mas o movimento deve ser maior”, justificou a representação da empresa portuária. Vale destacar que na temporada 2021-2022 a Contermas, companhia responsável por gerir o Terminal Marítimo de Salvador, estimou a passagem de pelo menos 200 mil cruzeiristas a bordo. Antes da pandemia, na temporada 2019-2020, o terminal recebeu 156.332 viajantes, com 10.186 embarques e 10.371 desembarques.
Ainda conforme informações da Contermas, duas embarcações já estão previstas para o fim de outubro. No dia 25 (terça), às 08h30, chega o navio Silver Cloud, da Star Ship. Em 29 de outubro, ao meio-dia, é a vez do MSC Fantasia. Ainda em 2022, devem passar mais doze navios de cruzeiro em Salvador, somando mais de 30 mil leitos. Para a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), o momento será extremamente proveitoso para o fomento do turismo, levando sobretudo turistas internacionais para conhecerem tudo o que o país tem a oferecer. “A gente vinha em crescimento antes da pandemia. Agora, nós temos uma temporada com oito navios e quase seis meses de operação. É uma temporada de cabotagem, com navios dedicados ao nosso país. Fora isso, temos 35 navios de longo curso, que não vem pra cá desde a temporada 2019/2020, que vão trazer estrangeiros para o nosso país”, declarou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
Para as empresas especializadas em cruzeiros, a retomada é em grande estilo: com a demanda reprimida, foi preciso aumentar a capacidade das embarcações. A propósito, a maior embarcação prevista para passar no Porto de Salvador é a Europa, da Star Ship, com 7000 leitos. “A Costa vai ter a maior temporada dos últimos dez anos na América do Sul, com três navios. O Costa Firenze, inclusive, será o maior navio. Nossa temporada terá itinerários de três a oito noites para a Argentina ou a Bahia, de 5 de dezembro até 16 de abril. Nós estamos quase dobrando a capacidade de 2019, o que é uma oportunidade de vendas e comissionamento para todos nós”, enfatizou Dario Rustico, da Costa Cruzeiros, durante painel dedicado ao trade turístico.
Salvador, é claro, sai ganhando em cada temporada: de acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o setor de cruzeiros costuma movimentar cerca de R$ 70 milhões por temporada e o ticket médio por turista é de R$ 500, investido em gastronomia e artesanato. Dentre as principais vantagens dessa modalidade de viagem, está a maior divulgação do destino Salvador, com possibilidade real de um retorno à cidade para melhor aproveitar seus atrativos. (tb)
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