sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PRF FLAGRA PÁSSAROS TRANSPORTADOS DE FORMA IRREGULAR

Redação - 23/08/2022 10:07

Policiais rodoviários federais resgataram nove aves silvestres, neste domingo, 21, em trecho do município de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Os flagrantes foram em frente a unidade operacional da PRF.

Ao abordarem três ônibus em momentos distintos, os policiais avistaram os animais presos em gaiolas, de forma precária sem os cuidados necessários.

Na primeira ocorrência foram resgatados quatro aves que estavam aprisionadas dentro de uma mochila. Os pássaros conhecidos como trinca-ferro, bicudo e papa-capim seriam levados para a cidade de Maracani (BA). Um idoso de 66 anos foi identificado como responsável pelo transporte ilegal dos animais.

Já no segundo flagrante, durante abordagem a um ônibus que seguia de São Paulo (SP) com destino a Patos (PB), os PRFs encontraram três canários da terra que estavam aprisionados em uma gaiola e escondidos dentro de uma mochila.

O responsável pelas aves, um homem de 33 anos, não apresentou nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais e informou que comprou os pássaros na cidade de Boituba (SP) e que pagou 300 reais. Disse ainda que pretendia soltar os animais em seu sítio localizado na zona rural de Imaculada (PB).

Por fim, foram resgatados dois trinca-ferro que estavam com um passageiro de ônibus. Os pássaros foram encontrados dentro de uma bolsa e estavam em condição precária. O homem disse que pagou R$ 300 pelas aves e que levaria para a cidade de Malhador (SE) a fim de presentear seu pai.

Foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores vão responder na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

As aves foram encaminhadas ao órgão ambiental CETAS, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza.

É bom lembrar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres. As penas para estes crimes ambientais são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.