sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

MENOS DE 10% SE VACINOU CONTRA PÓLIO EM SALVADOR

Redação - 23/08/2022 12:45

A fim de estimular a imunização para prevenção de doenças em crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu o “Dia D” da campanha de vacinação contra a poliomielite. No entanto, a população não correspondeu à expectativa: enquanto o órgão esperava atender mais de 152 mil crianças menores de 5 anos durante a campanha, apenas seis mil foram a um dos 125 pontos de saúde da capital disponíveis no final de semana. (20 e 21). Ao todo, 14.703 pequenos – 9,6% do esperado – estão vacinados no município, contra mais de 137 mil faltantes.

O que é a poliomielite?

A poliomielite é doença causa por um vírus denominado poliovírus 1, 2 e 3. A vacina continha proteção contra esse três tipos de vírus. Ao longo do anos, com a vacinação, esses vírus vieram a ser erradicados e hoje a gente trabalha com a vacina inativada e do pólio oral (VPO). A campanha de pólio ofertamos para crianças menores de um ano a vacina inativada que é injetável e para as crianças de um a quatro anos, seja por reforço ou dose de campanha, a pólio oral.

São quantas doses?

Isso diz respeito ao calendário básico de vacinação da crianças na qual o profissional de saúde ao analisar a situação vacinal vai indicar uma vacina ou outra, por isso a gente chama atenção dos pais levarem as crianças para os postos, para que a caderneta da criança seja analisada e a situação vacinal atualizada, seja para campanha de pólio ou multivacinação. Eles vão analisar conforme o calendário básico de vacinação da crianças. Vai depender muito, são muitas situações.

Após o final da campanha, as vacinas continuarão disponíveis?

As vacinas do calendário básico ficam disponíveis durante todo o ano. Em relação à campanha de pólio, que é uma mobilização de um mês, começou dia 8 de agosto e vai terminar em 9 de setembro, enquanto campanha, finaliza, mas a vacina pólio inativada e oral continuam disponíveis no calendário básico de crianças

Existe limite de idade para vacinação?

A campanha que estabelece o público-alvo é o Ministério da Saúde, pólio é para menores de 5 anos.

Em caso de dose atrasada, como os pais devem proceder?
A metodologia da campanha é que os pais levem os filhos para que o profissional analise a caderneta da criança ou do adolescente e verifique se precisa iniciar algum esquema, tomar reforço, completar esquema. Dose de vacinação dada é sempre dose de vacina considerada.

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.