Os órgãos públicos do Governo da Bahia que funcionava, no Palácio do Rio Branco, na Praça Municipal, começaram a desocupar o imóvel. O prédio, que foi arrematado pela BM Varejo Empreendimentos, será entregue no próximo mês aos novos proprietários para a construção de um hotel de luxo.
Caso a previsão da BM Varejo seja seguida, o novo empreendimento hoteleiro, com 79 quartos, deverá ficar pronto no primeiro semestre de 2024. O hotel do Centro Histórico ocupará uma área de 10 mil m² e terá piscina, estúdio de música, espaço para eventos e spa, construídos numa área anexa ao palácio. O Museu dos Governadores, que funciona no local, segundo os novos donos, será mantido.
Funcionavam ali a Fundação Pedro Calmon, que já está instalada no terceiro andar da Biblioteca Central dos Barris; a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), que também seguirá para os Barris. Já a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) foi para o Solar das Rosas, no Campo Grande, onde funcionou a sede das Voluntárias Sociais, que hoje está no Palácio da Aclamação.
foto wikipédia