Pesquisa PoderData com 3.500 entrevistas realizada de 14 a 16 de agosto mostra que Lula (PT) tem uma vantagem de 7 pontos percentuais sobre Jair Bolsonaro (PL) no 1º turno. Hoje, o petista tem 44%; o presidente marca 37%.
O levantamento ainda mostra Ciro Gomes (PDT) com 6% empatando tecnicamente com Simone Tebet (MDB), que marca 4%, considerando-se a margem de erro de 2 pontos percentuais. Sofia Manzano (PCB) aparece com 1%. Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Péricles (UP) também não chegaram a 1%.
É a 1ª vez que o PoderData testa os nomes de Soraya Thronicke (União Brasil) e Roberto Jefferson (PTB) no cenário de 1º turno. Nenhum dos 2 teve menções suficientes para pontuar.
Os dados foram coletados por meio de ligações para celulares e telefones fixos em 331 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-02548/2022.
2º TURNO: LULA 52% X 38% BOLSONARO
Lula tem uma vantagem de 14 pontos sobre Bolsonaro em um cenário de confronto direto. O resultado indica estabilidade: nos últimos 15 dias, os 2 candidatos registraram variações dentro da margem de erro. Nos últimos 3 meses, a dianteira de Lula nesse cenário vem oscilando na faixa de 10 a 17 p.p..
Os números também mostram que, assim como há 1 mês atrás, Bolsonaro segue com dificuldades de aumentar sua intenção de votos do 1º para o 2º turno. Enquanto Lula tem 8 pontos a mais na simulação de 2º turno em comparação à 1ª rodada, Bolsonaro varia só 1 ponto para cima.