sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

POLÍTICOS E AUTORIDADES DA BAHIA LAMENTAM A MORTE DE ZELITO MIRANDA

admin - 12/08/2022 11:02 - Atualizado 12/08/2022

Políticos e autoridades da Bahia lamentaram a morte de Zelito Miranda, ocorrida na madrugada desta sexta-feira (12), e prestaram solidariedade aos familiares e amigos do forrozeiro, conhecido como rei do forró temperado. O cantor morreu na madrugada desta sexta-feira (12), aos 66 anos, vítima de problemas no pulmão.

Governador da Bahia, Rui Costa (PT) declarou ter recebido a notícia com muita tristeza e desejou conforto a amigos e familiares no momento de tristeza. Segundo Rui Costa, a música baiana está de luto. “É com muita tristeza que recebo a notícia da morte de Zelito Miranda. O cantor faleceu nesta madrugada, de quinta-feira (11) para sexta-feira (12). Que Deus conforte seus familiares e amigos neste momento de profunda tristeza. A música baiana está de luto”, escreveu.

Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) também comentou a triste notícia: “Zelito Miranda é um artista na sua mais pura essência. Um símbolo da nossa cultura que levava o forró por todo o mundo. Sua obra está eternizada em nossas memórias. Que Deus conforte seus familiares nesse momento de profunda dor”, publicou.

Candidato ao governo da Bahia e ex-secretário de educação do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou estar muito triste e consternado com a morte de Zelito. “Além de grande forrozeiro, Zelito militou pela valorização da cultura baiana e nordestina. Desejo muita força a Telma, companheira de Zelito, e a todos os seus familiares, amigos e fãs”, publicou Jerônimo.

Deputada federal, Lídice da Mata (PSB) disse que a Bahia perdeu um grande artista e ela, pessoalmente, perdeu um amigo. “Zelito Miranda foi um revolucionário. Com jeitão de roqueiro, ele fez um forró diferente o qual chamou de temperado. Reuniu diversos elementos da música e fez canções abordando temas sociais, sobretudo a desigualdade”, afirmou em nota.

Também deputado federal pela Bahia, Benito Gama (PP) foi outro a afirmar que tinha relação pessoal com Zelito Miranda, por quem disse que sempre teve um carinho enorme e classificou como uma figura ilustre.

Deputado estadual, Alex Lima (PSB) lamentou a morte do “Cabeludo”: “A Bahia perde um grande artista, autêntico e irreverente. O nosso Cabeludo vai deixar muita saudade. Registro meus sentimentos aos fãs e toda a família, em especial a dona Telma Miranda”, afirmou o parlamentar.

O Senador Jaques Wagner (PT) afirmou que Zelito sempre foi um ferrenho defensor do forró e da cultura nordestina, além de um amigo querido. Ele lamentou que Zelito tenha falecido de forma tão inesperada e mandou solideriedade à família em seu nome e no nome da ex-primeira dama da Bahia, Fatinha Mendonça.

Presidente da Fundação Gregório de Mattos, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Fernando Guerreiro também lamentou a perda e prestou homenagem ao artista. “Generosidade, essa é a palavra chave que me ocorre ao lembrar dessa grande figura: Zelito Miranda”, declarou o gestor cultural e dramaturgo, lembrando da “presença simpática e acolhedora” do músico, no início de sua carreira artística.

“O país perde um grande forrozeiro, defensor de nossas raízes e tradições, corpo e alma mergulhados na nossa cultura popular. A sanfona vai tocar baixinho um forro tranquilo, conduzindo meu grande amigo a um lugar especial, próximo de nosso pai supremo. Viva a cultura nordestina, viva Zelito Miranda”, disse Guerreiro.

Titular da Secretaria de Cultura da Bahia, Arany Santana também prestou homenagem ao artista. “O forró da Bahia e do Brasil está de luto! A morte de Zelito Miranda deixa um vazio a todos nós que amamos o forró”, escreveu a secretária, em sua conta no Instagram. “O que muitos não sabem é que este filho de Serrinha foi um artista múltiplo, que além de músico e compositor, foi das artes plásticas, do teatro e do cinema. Mas foi como ‘Rei do Forró Temperado’ que ele deixou seu maior legado. O Pelourinho, que nos últimos anos foi cenário do seu projeto de sucesso ‘Forró no Parque’, certamente sentirá a sua falta. Meus sentimentos aos familiares e amigos deste grande artista”, pontuou Arany.

Deputado federal e candidato ao Senado, Cacá Leão (PP) também utilizou as redes sociais para exaltar a importância do músico e lamentar a perda. “Uma sexta sem o tilintar do triângulo e marcação da zabumba, só o lamento da sanfona. Triste a notícia do falecimento do forrozeiro baiano Zelito Miranda. Ele escreveu um capítulo especial na cultura nordestina e alegrou muitas festas juninas. Minha solidariedade aos familiares”, escreveu o parlamentar.

 

 

 

 

imagem Clarice Miranda

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.