Na manhã desta quinta-feira (11), o prefeito de Feira de Santana, decretou a volta obrigatória do uso de máscaras no munícipio, após aparecer o primeiro caso da varíola dos macacos na cidade.
O paciente identificado, é um homem de 29 anos, que reside no município, tendo um histórico de viagens nacionais, após a identificação do caso, equipes de saúde do município realizaram imediatamente a notificação e a investigação, além de adotarem, também, as medidas de prevenção e controle contra o vírus.
“Aqui em Feira de Santana, nós iremos colocar a imposição do uso da máscara em todos os ambientes públicos, em todos os ambientes fechados, em transporte coletivo, supermercados, porque o objetivo é impedir a transmissão e claro, ajudar na proteção individual porque ainda não temos vacinas. Ainda na manhã de hoje, terei uma nova reunião com a equipe de epidemiologia da Secretaria de Saúde, e devemos ter este decreto ainda editado e publicado a partir de amanhã”, explicou o prefeito Colbert Martins.
Até o momento, a Bahia contabilizou 25 casos da doença, sendo 17 em Salvador, 2 em Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Mutuípe e 1 em Xique-xique.