O Centro de Operações de Emergência do Ministério da Saúde, classificou a situação da varíola dos macacos no Brasil, como situação de emergência no território nacional. Determinada em cenários de “excepcional gravidade” definida na categoria III, o Brasil já registra 2.263 casos confirmados da doença segundo dados do Ministério da Saúde.
Na categoria III, a doença é considerada uma “ameaça de relevância nacional com impacto sobre diferentes esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), exigindo uma ampla resposta governamental”, segundo o Plano de Contingência Nacional para Monkeypox,.
Um teste rápido foi desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás , por uma equipe de cientistas. O teste detecta o vírus logo no início dos sintomas. O produto é feito com matéria 100% natural e com equipamentos já utilizados em laboratórios.
O valor de cada teste é de R$ 3. Ele foi produzido por pesquisadores do Instituto de Química da UFG e usa cinco reagentes que detectam o DNA do vírus e precisa ser colocado a 62º por 40 minutos para dar o resultado.
Caso seja confirmada a presença do DNA do vírus, a solução muda de cor, assim como acontece com alguns testes para Covid-19, e fica amarela.